quarta-feira, 1 de junho de 2011

DICAS PARA TER OS CABELOS BONITOS

cabelos fortes e luminosos com ativos certos
Carência nutricional também deixa os fios ressecados, quebradiços e sem vida. E uma dieta desequilibrada pode ser responsável pela oleosidade excessiva e pela queda. Entre os vilões da cabeleira saudável, destaque para o estresse e o excesso de metais pesados, presentes em muitos produtos químicos, como as tinturas, e os aplicados em algumas técnicas de alisamento. O tratamento ortomolecular aumenta a resistência dos fios; combate a ação dos radicais livres, que oxidam, desbotam e roubam o brilho; estimula o crescimento e a regeneração dos cabelos; previne e controla a queda e combate caspa e irritações no couro cabeludo. Apesar de existirem no mercado xampus chamados ortomoleculares, os produtos que permanecem por mais tempo nos cabelos, como o leave-in, tônico e loção, são os que oferecem maior eficácia. Entre os nutrientes que precisam ser usados em quantidade adequada para a garantia de belas madeixas estão as vitaminas antioxidantes (A, E e C); o magnésio, essencial na formação de proteínas, como a queratina, que constitui os fios; o zinco e selênio, pois trabalham o bulbo capilar, diminuem a oleosidade e melhoram a textura. Para reforçar o tratamento, é possível recorrer a outras substâncias, como a própria queratina, o ácido alfa-lipólico (potente regenerador), o ginkgo biloba – que tem ação antioxidante, regeneradora e estimula a microcirculação – e a serenoa serrulata, que controla a oleosidade e reduz a queda dos cabelos.
garras de gata com tratamento oral e local
Para melhorar a saúde das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos dos cabelos. Isso porque ambos são formados por queratina, um tipo de proteína produzida pelo organismo. Segundo Sylvana Braga, a nutrição dessa região é lenta, pois é mal vascularizada. Uma das deficiências nutricionais que mais se refletem nas unhas é a do mineral ferro, tornando-as fracas e com ondulações. O cálcio e o zinco também são importantíssimos para mantê-las fortes e saudáveis. Na falta deles, as unhas podem ganhar manchas esbranquiçada se ficarem moles e quebradiças. Outras armas utilizadas para afiar as garras são colágeno, substâncias precursoras de queratina, como a cisteína, o silício e as vitaminas, principalmente as do complexo B. Além da utilização por via oral, é possível contar com bases manipuladas com enxofre orgânico e cálcio.

elas aprovam
Flávia Alessandra, Letícia Spiller, Samara Felippo
Assim como aconteceu com a dieta ortomolecular, que foi apontada como a responsável pela boa forma de muitas beldades, como Priscila Fantin, Juliana Knust, Juliana Paes e Luiza Brunet, a estética ortomolecular também caiu rapidamente nas graças das famosas. Uma das adeptas é a atriz Flávia Alessandra, que não descuida da alimentação e, sempre que necessário, faz a reposição dos nutrientes que estão em baixa e utiliza produtos “vitaminados”. Outra fã incondicional da técnica é a atriz Letícia Spiller, que garante ter encontrado uma forma natural e eficiente de cuidar da pele e utiliza cosméticos com princípios ortomoleculares. Já Samara Felippo não abre mão de seu creme anticelulite à base de centelha-asiática e ginkgo biloba, aliado a sessões de drenagem linfática e endermologia.

bê-á-bá ortomolecular
Vitamina A: antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos.
Fontes: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e desnatados.
Vitaminas do complexo B: antioxidantes, retardam o envelhecimento e beneficiam pele, cabelos e unhas.
Fontes: levedo de cerveja, fígado, iogurte, peito de frango, leite, germe de trigo, laranja, pão integral.
Vitamina C: protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.
Fontes: abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate.
Fonte-revista corpo a corpo-edição 269

Nenhum comentário:

Postar um comentário